terça-feira, 14 de julho de 2009

Pra que Design?

"Ora, se o novo sistema já tem template, já tem css pronto, já tem a tecnologia definida, então, pra que design?"

Aposto que não só eu como várias pessoas já escutaram isso um dia. E por mais que você justifique sua competência, alguns cases, artigos e as troca de informação com pessoas no twitter não vão convencer o seu gerente.

Vejo várias pessoas comentando a mesma coisa: os projetos resumem-se a atender prazos sem a preocupação com quem está na outra ponta, ou seja, o usuário. Por conta disso, cria-se briefing errado, existem processos ruins, caimos na falta de comunicação e não envolvemos as áreas determinantes de um projeto. Com certeza o resultado final será um usuário completamente insatisfeito e um projeto fadado ao desastre.

Estudo recentes da IEEE mostram que apenas 25% dos projetos tendem ao sucesso. Em 1o anos pretende-se chegar a 100% propondo interações mais dinâmicas e efetivas entre as áreas de um projeto. Eis aí a questão deste post.

Design significa projeto (vide dicionários da língua inglesa). Design tem visão macro e consegue sempre descer até a visão micro.
Design tem foco no usuário (vide alguns ideais da Bauhaus), seja ele qual for, pois qualquer projeto possui interface, como um sistema web, um celular, um carro, um painel, um cartaz, uma embalagem... tudo interage com o usuário fisicamente, emocionalmente e visualmente.

Não questiono aqui o papel de um gerente de projetos, mas tenho certeza que muitos deles não entendem o papel de um designer numa equipe. Designer não é front-end. Designer pode e deve ser envolvido em todas as fases de um projeto por ter uma concepção do todo e uma preocupação com o que vai ser entregue e não apenas cumprir prazos furados que são justificados com pizza, vouchers de taxi e tecnologia da moda.

Projetos não devem ser feitos PARA os gerentes e sim PARA o usuário. Desenvolver interfaces sem a mínima noção de UX (User eXperience), sem saber qual o público alvo, sem avaliar o ambiente e as reais necessidades do usuário são erros clássicos que devem ser tratados no início e, claro, mantidos no decorrer de um projeto.

Brinco que colocar um designer no final de um projeto é igual a passar canos e fios após o pedreiro ter levantado as paredes de uma casa. Design é muito mais que isso...

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