terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Designers e Testers poderiam gerenciar projetos?

Há 2 meses eu disse aqui na empresa que designer e analista de teste deveriam projetar sistemas ao invés dos analistas de projetos e requisitos. Quase apanhei de alguns, ainda mais trabalhando numa empresa de TI. Vamos lá...

Um projeto deve ser visto como um todo, desde o início (necessidades e solicitações do cliente) ao seu fim (satisfação do usuário). E se o fim nunca chega, se não funciona ou se usuário sequer consegue acessá-lo?

Testers fazem tarefas muito próximas com as do designer e idênticas em teste de usabilidade. Eles não se preocupam somente se o sistema funcionou, ou se os casos de usos estão corretos ou se trouxe os dados certos após uma alteração. Eles também se preocupam como os usuários acessam o sistema.

Testers pensam como usuário, assim como os designers. Testers têm uma visão macro do projeto e dos níveis de acesso, podendo entrar na visão micro em determinados casos de uso e voltar ao macro em seguida. E o designer? Será que não faz o mesmo?

E se um sistema fosse "brifado" por uma pessoa errada, sem essa visão do todo, o que seria do projeto e do repasse das informações para o restante da equipe? Já vi requisitos fora do contexto de negócio e na contramão do caso de uso e interface.

Respeito o PMI, já fiz curso de gerente de projeto, trabalho com muitos analistas em diversos projetos mas poucos conseguem ver além dos antolhos, até mesmo para pequenas coisas que estão a frente da margem da sua especializade. Até mesmo para soluções simples e banais. Isso não ocorre só em TI, mas eu vejo muito mais forte em áreas técnicas, pois parece que as pessoas têm medo de errar, de serem punidas, de sair da linha do certinho e do documentado. O grande problema é que isso limita o interesse no outro lado da fronteira e fecha o conhecimento. Voto na experimentação, na pesquisa, nos testes e nos estudos de caso... e por isso eu retorno ao título deste post.

Esse texto partiu de uma conversa com duas amigas que são Testers. Cogitamos a idéia de um dia gerenciar um projeto e elas me deram razão nos pontos que levantei. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário