sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pra que agenda? Faça o jogo dos 7 erros.

Cliente chatos, jobs "brifados" errado, chefes que não te entendem, prazos absurdos... nada de novo não é? O problema é que isso não para por aí e sempre aparecem novas modalidade que cada vez mais impactam no bom andamento de um projeto e principalmente na motivação e satisfação da equipe.

Fiquei surpreso em saber que existem empresas que delegam "agenda diária" para seus colaboradores! Ok, nosso dia é uma agenda mesmo, mas limitá-la a janelas de tempo é algo inusitado. Vejam o exemplo abaixo onde o chefe comunica ao designer:

"Veja sua agenda de hoje, que EU programei, e está no Google Docs da empresa:

9:00 - 11:00 = Criar nova home do portal XPTO
11:00 - 13:00 = Criar 3 novos banners para o site XYZ
13:00 - 14:00 = Ajustar o CSS que está dando erro no hotsite ABC
14:00 - 15:30 = Animar flash que o cliente ainda vai mandar os psds
15:30 - 17:30 = Refazer a home do mobile site que o cliente ainda não viu mas vai reclamar
17:30 - 18:00 = Ponto de controle do dia"

Quem se habilita ao jogo dos 7 erros?

1) O colaborador não almoça.

Onde está a hora de almoço? Precisamos comer, assim como respirar, sair um pouco do ar da empresa e integrar com a equipe também fora do ambiente de trabalho.

2) O chefe cria a SUA agenda e estipula prazos sem lhe consultar.

Mensurar prazos sem ao menos perguntar ou negociar com o executor com certeza geram ruídos e desgates entre os membros da equipe, insatisfação, falta de confiança na gerência, autoritarismo e, por fim, métricas ineficientes de avaliação de esforço. Esta última é fundamental na análise do ROI (Return On Investment) e item importante nas avaliações do CMMI (Capability Maturity Model Integration)

3) É mais que comprovado que o dia de trabalho tem 5h.

Ninguém trabalha 8h por dia! Lemos emails, tratamos ocorrências, levantamos informações, almoçamos (sim nós somos mortais e comer é uma necessidade básica do ser humano), pesquisamos algo no google, analisamos erros, procuramos novas idéias na web, escovamos os dentes, tomamos um café... Leve em consideração essas informações e aloque 5h diárias de real esforço dos seus colaboradores ao montar um plano de projeto, seja no Google Docs, MS Project, BaseCamp ou outra ferramenta.

4) Refazer algo que o cliente sequer viu/aprovou.

Para que desgastar a equipe com retrabalho desnecessário? Tem gestor que odeia ver a equipe parada mesmo que esta tenha feito um ótimo job! Perca um bom tempo para um briefing claro, objetivo e que atenda a todos os steakholders. Envolva sua equipe com o projeto, troque idéias, analise diversos pontos de vistas e dê foco no usuário! Quanto maior a interação e alinhamento de idéias no início do projeto, menos problemas de definições terão no futuro.

5) Ignorar o estress gerado por vários jobs simultâneos.

Ok, fazemos tudo ao mesmo tempo. Somos multitarefas e corremos contra o tempo mas estressar a equipe com diversos jobs diferentes e cobrá-los por igual pode até funcionar durante um tempo mas não sempre. Pense e aplique escala de importância nos jobs. Um ajuste de uma vírgula no texto tem tanta importância como uma promoção a ser publicada e com início daqui a 1 hora? Faça rodízio dos jobs entre a equipe e divida as entregas de um projeto por fases. Estresse menos o colaborador e o rendimento será melhor.

6) Executar algo sem base

De que adianta montar o html/css de um site sem ter em mãos o PSD pronto? Podemos adiantar tarefas e uní-las em um determinado ponto do projeto mas algumas são atividades sequenciais e dependentes. Analise e veja o que pode ser realmente adiantado e participe a decisão com o executor. Nem sempre o gestor tem idéia do que está se executando já que muitos não são técnicos ou especialistas naquela ferramenta.

7) Reuniões (des)necessárias?

Ponto de controle diário é realmente necessário? Reuniões de idéias, acompanhamento ou esporro? O gerente apenas quer conferir se as ordens foram cumpridas? Adote ponto de controles rápido (stand up meeting é uma saída) e esqueça a formalidade da sala de reunião. Faça um reunião rápida na mesa de um dos componentes da equipe ao invés da sua (gerente) e deixe que todos falem. APRENDA a elogiar e incentivar valores e até mesmo os erros, pois é com eles que se aprende e abre novas idéias!

Segregar, limar e não saber escutar críticas não é uma linha de gerenciamento. Infelizmente você (chefe) só perceberá quando não te chamarem mais para o almoço ou fugirem de você no café.

Bem, eu já fiz minha análise e você?

Um comentário:

  1. Compila os 12 primeiros meses de posts e publica um livro. Não esqueça de colocar o meu nome na página de agradecimentos. Ab!

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